global-removebg-preview.png

      Assessoria Financeira e Jurídica Qualificada

CONSÓRCIO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS, RODOVIÁRIAS E AGRÍCOLAS / CAMINHÕES / ÔNIBUS.

 

Uma alternativa de crédito que vem se mostrando extremamente eficaz nos últimos anos, seja para investimentos pessoais ou empresariais, é o consórcio.

 

Nesse artigo, vamos abordar especificamente o segmento de máquinas e equipamentos e veículos pesados.

 

Primeiramente, abaixo segue um breve resumo do início e evolução do consórcio de forma geral:

              - Em 1962 surgiu o sistema de consórcio para suprir a falta de financiamento ao consumidor. A princípio era utilizado para aquisição de automóveis.;

              - No final da década de 70 surgiram os grupos de eletrodomésticos;

- Com o crescimento do sistema, na década de 80 surgiram os grupos que permitiam adquirir veículos pesados.

- No início dos anos 90 surgiu o consórcio imobiliário e a fiscalização e regulamentação das operações passou a ser exercida pelo BACEN;

- Em 2008 foi editada a legislação do consórcio;

- Atualmente, só em 2019 o faturamento do segmento foi de 134 bilhões, contando com 7,34 milhões de consorciados ativos e disponibilizou 42 bilhões em crédito para diversas finalidades.

 

Voltando ao tema em questão, colocaremos alguns pontos que faz o consórcio ser uma excelente alternativa de crédito, até mesmo mais viável que o FINAME em alguns casos.

 

- Qual custo financeiro do FINAME comparado ao consórcio?

              - O custo do FINAME pode variar dependendo da taxa escolhida (TLP, SELIC OU FIXA). Atualmente a diferença não é tão significativa. A essa taxa escolhida, deve-se somar a taxa do BNDES e a remuneração da instituição financeira. No fim das contas, a taxa pode variar de 9,8% ao ano ou até mais, se considerar outras despesas do processo.

              - No consórcio, não incide taxa de juros, apenas taxa de administração, fundo de reserva, e seguro de vida dependendo do grupo. Porém, trazendo para um cálculo financeiro, para efeitos comparativos, chegamos a uma taxa de uns 6,8% ao ano.

 

- O acesso ao crédito no consórcio se dá por sorteio ou lance;

- Se tratando de lance, pode ser utilizado recursos próprios ou verificar se a Administradora permite que seja usado lance embutido ao crédito. Qualquer das opções ainda torna o sistema viável e uma forma mais rápida de acessar o crédito.

               - Optando pelo consórcio como compra programada tradicional, é um excelente método de adquirir máquinas/veículos ao longo do                 tempo mantendo seu negócio sempre atualizado e com melhores resultados, trazendo uma economia significativa de recursos.

 

- Não incide IOF nas operações se comparado a outros tipos de financiamentos;

 

- Liberdade para comprar o bem de qualquer marca ou categoria sem prévia definição;

 

- Em alguns casos pode-se adquirir máquina importada.

 

Caso queira entender melhor o funcionamento do consórcio entre em contato conosco.